quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Bienal Zero


Estou expondo fotografias na Bienal Zero, na Escola Guignard.

Segue abaixo informações sobre a Bienal.

Ocupando os espaços da Biblioteca Central da UFMG e da Escola Guignard da UEMG, A Bienal Zero de Arte Universitária se propõe a tornar visível o trabalho realizado pelos estudantes de graduação das universidades brasileiras e latino-americanas.

A Bienal Universitária de Arte se inscreve dentro do Projeto Memória, Acervo e Arte. A proposta é apresentar a diversidade dessa produção artística, visando o intercâmbio das pesquisas em artes visuais realizadas no âmbito universitário. A estratégia de seleção dos artistas, apontada pelo conselho curador, foi convidar cada instituição para indicar seus representantes e essa seleção foi realizada pelos próprios professores, uma vez que eles estão em contato direto com o processo criativo dos docentes.

O critério adotado priorizou os trabalhos artísticos que apresentassem pesquisas inovadoras realizadas nos programas de graduação de cada instituição. As propostas indicadas foram organizadas nos espaços expositivos segundo os critérios da Curadoria e da Comissão Curatorial da Bienal. Configura-se como um projeto piloto de uma proposta mais ousada para as futuras bienais, com o objetivo de valorizar e abrir espaço para a produção artística exuberante e ousada dos jovens artistas.

Marília Andrés, Fabrício Fernandino e Benedikt Wiertz assinam a curadoria da Bienal Zero cujo Conselho Curatorial é formado por Francisco Marinho, Sonia Queiroz, Mauricio Campomori, Roseni Sena e Junia Rebouças. O coordenador do projeto Memória Acervo e Arte é o Prof. João Antônio de Paula, Pro-reitor de extensão da UFMG.

Participam da Bienal estudantes das seguintes instituições: Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Estadual de Minas Gerais, Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Universidade de Campinas e Universidade de Córdoba. A Bienal Zero é uma primeira iniciativa da PROEX/UFMG, Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade, Escola Guignard/UEMG e conta com o patrocínio da Fundação Mendes Pimentel.

Bienal Zero de Arte Universitária
Visitação: 15 de setembro a 15 de outubro de 2010 - 09h00min às 18h00min.
Local: Biblioteca Central/UFMG - Campus Pampulha
Av. Antônio Carlos 6627, Pampulha, Belo Horizonte - MG
Escola Guignard/UEMG
Rua Ascânio Bulamarque 540, Mangabeiras, Belo Horizonte - MG


Fonte:http://www.eba.ufmg.br/acontece/2010/20100913-Bienal%20Zero.html

Um comentário: